A HC Hornburg se apresentou no Salão Internacional do Automóvel (IAA), por meio do estande MoveBrazil, convênio de promoção às exportações criado em 2016. Segundo a Anfir, o programa já deu apoio a 75 associados e já gerou negócios de US$ 108 milhões!
Trata-se da exposição mais importante e mais abrangente de toda a indústria automotiva! Os produtos expostos no Salão de Frankfurt não são apenas os caminhões, vans, ônibus e carretas, mas também relacionados a logística, oficina e equipamentos da garagem, além dos carros modelo.
A edição de 2022 aconteceu em Hannover, na Alemanha, de 20 a 25 de setembro, e tornou-se uma grande oportunidade para as fabricantes de veículos e componentes mostrarem as principais tendências para os próximos anos.
Desde antes de 2020, já sabíamos que a eletrificação era o futuro do transporte, mas foi em Hannover que ela se tornou presente com o lançamento de diversos produtos, de vans a caminhões extrapesados sem emissões, movidos a eletricidade. Os assuntos principais foram eletrificação e gestão — as palavras-chave do IAA 2022!
Uma das novidades que conferimos este ano foi a exposição da MBB com seu eActros, caminhão extrapesado para longas distâncias, com autonomia de 500 quilômetros. Assim, a escolha de três conjuntos de baterias de células de fosfato de ferro-lítio, LFP, com capacidade total instalada de mais de 600 kW/h, tornou viável a utilização de propulsor elétrico com potência contínua de 400 kW ou mais de 530 cavalos para esse tipo de operação.
E ainda apresentou outras tendências, como a propulsão neutra de CO2 com o cavalo-mecânico eActros 300, que tem autonomia de até 220 quilômetros e já está mais adiantado: sua produção começa no segundo semestre de 2023 na Europa.
Já a Scania, com quatro modelos 100% elétricos disponíveis para o mercado europeu, apresentou na feira alemã dois motores de 13 litros movidos a biogás/biometano, tecnologia bastante conhecida e comercializada no Brasil.
A Volvo também mostrou seu modelo movido a célula de combustível, que roda em testes e deve começar a ser produzido em série em 2025. Porém, o destaque foi para os elétricos que utilizam baterias recarregáveis: teve início a produção dos modelos FH, FM e FMX extrapesados para longas distâncias, sem emissões e com capacidade de carga de 44 toneladas!
Essas foram apenas algumas montadoras, mas eram muitas as que estavam presentes e todas com veículos elétricos. Esse é o começo, pois há muito a ser feito, com adequações e ajustes, mas a jornada começou!
A HC expôs junto a 17 empresas brasileiras, onde a Anfir e a Apex foram as responsáveis por podermos estar nesse universo que é o IAA. A Anfir é a nossa associação dos implementadores e a Apex Brasil é a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos — o programa é a MoveBrazil.
O objetivo principal da presença no evento foi atingido, que era conhecer melhor as novas tecnologias, abrir novas fronteiras e fazer novos contatos. Foi uma oportunidade incrível para a HC, que influenciará nas soluções que apresentamos aos nossos clientes!