No Brasil, o mercado de hortaliças tem grande destaque para a economia, sendo que o País é o terceiro maior produtor de frutas do mundo. Como o Brasil apresenta diferentes climas ao longo do ano e diferentes condições de solo, é possível produzir uma variedade enorme de produtos!
Diante de um cenário que está sempre presenciando mudanças, podemos observar como o comportamento do consumidor mudou, e agora, mais do que nunca, valoriza uma alimentação equilibrada. E é por isso que a demanda de verduras, legumes e frutas aumentou, principalmente os orgânicos.
Em contrapartida, se de um lado está a grande capacidade de produção de alimentos, de outro está o alto índice de desperdício. Entre diversos fatores que causam isso está a falta de logística adequada no transporte.
Segundo dados da FAO/ONU, anualmente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidas ou desperdiçadas na cadeia de alimentos! Somente nos supermercados, chega a R$ 7,1 bilhões ao ano – sendo o segmento de FLV (frutas, legumes e verduras) o líder das perdas.
As exportações de frutas no ano passado foram positivas, entretanto, este ano (dados até outubro) não bateram o recorde alcançado em 2021. Entre os motivos estão os problemas com logística, a menor produção brasileira e os altos custos de produção.
Os cuidados no transporte
O transporte de hortifrútis exige cuidados especiais durante todas as etapas, para que chegue em perfeitas condições no destino final. Afinal, como são produtos de alta perecibilidade, é preciso se atentar, principalmente, à temperatura e ao manuseio.
Além da temperatura, que não deve sofrer alterações na câmara fria, é preciso se atentar também à umidade relativa do ar – o ideal é em torno de 90 a 95%.
Outro cuidado necessário é na hora de empilhar os produtos. Deve-se evitar que o empilhamento impeça a passagem de ar.
Atenção às normas exigidas
Essas regras para o transporte de alimentos estão descritas na Portaria nº 326 da Secretaria de Vigilância Sanitária e na Resolução nº 275 da Anvisa. De acordo com a Resolução da Anvisa, algumas das exigências são:
- Transportar os produtos na temperatura especificada no rótulo;
- Manter o veículo limpo e com cobertura para proteção de carga;
- Não deve ter vetores e pragas urbanas ou qualquer evidência de sua presença, como fezes, ninhos e outros;
- Manter a integridade do produto no transporte;
- Segurança do produto: não transportar outras cargas no veículo que comprometam a segurança, como itens de limpeza, químicos, entre outros;
- Ter equipamento para controle de temperatura quando se transporta alimentos que necessitam de condições especiais de conservação.
Importância de transporte específico
Contar com carrocerias refrigeradas específicas para o segmento garante a segurança do produto e ainda a eficácia no transporte. Nossos clientes confiam na HC para personalizar a carroceria conforme as suas necessidades. Nosso cliente Marcio Giacomini, da Giacomini Transporte e Comércio Ltda., de Cotiporã/RS, está desde 2021 com a gente e já nota diferença, como economia de combustível do frio e temperatura que se mantém por mais tempo. “Gostei do baú, quando comprar outro caminhão farei com HC novamente. Recomendo!” – Giacomini, da Giacomini Transporte e Comércio Ltda.
Entre em contato com nossos profissionais e faça um orçamento! Em 2023, evolua. Vá de HC!