O gerenciamento de riscos no transporte de cargas envolve diversas etapas, que incluem planejamento, organização e controle, tudo isso para que o setor logístico seja eficiente. Logo, essas etapas são fundamentais para que se possa atender o cliente com excelência e agilidade — pontos que a HC prioriza. Além disso, o gerenciamento de riscos contribui para evitar os principais problemas, como: roubos de cargas, manutenção dos veículos, extravios e danos, multas e apreensões.
Para falar mais sobre o assunto, convidamos o consultor parceiro da HC Jonas Rabello, engenheiro que conta com 22 anos de expertise na área de logística da indústria alimentícia, com atuação em projetos de inovação e gestão de frota.
Confira a entrevista com o engenheiro e saiba mais sobre o assunto:
Fale sobre a relação do gerenciamento de risco com a logística refrigerada.
O caminhão com sistema de telemetria ativa é capaz de monitorar, além da localização, rota e distância percorrida. Os sistemas atuais monitoram o tráfego através de câmeras que leem as faixas, a distância dos demais veículos, o fluxo e a quantidade de veículos ao redor, o risco de colisão e/ou abordagem, além das reações do motorista com câmeras na cabine, que monitoram fadiga e movimentos diversos.
E sobre o controle de carga?
Os sensores de temperatura ligados ao baú e ao equipamento de frio fazem a leitura on-line da temperatura do ambiente e do frio gerado no equipamento — isso está de acordo com os padrões de qualidade e faixa média de temperaturas que os fabricantes dos produtos definem e são monitorados durante todo o processo de entrega e movimentação do caminhão.
Qual a função dos sensores?
Sensores verificam a abertura das portas em conjunto com a atividade que está sendo realizada e fazem a triangulação entre a entrega e a hora planejada com a situação no momento da abertura da porta, por exemplo. Esses controles possibilitam a identificação de um eventual sinistro ou mesmo uma falha da equipe de entrega.
E quanto às carrocerias da HC?
A HC, por fornecer carrocerias com maior eficiência térmica e construtiva, tem reforços em sua estrutura e corpo onde possibilita o melhor travamento das portas e não sofre o efeito torção durante o deslocamento, e isso mantém o travamento das portas íntegro dentro dos padrões de monitoramento e gestão de riscos.
Como as carrocerias frigoríficas da HC se destacam?
As carrocerias HC têm uma capacidade de retenção do frio superior à média do mercado, onde a integridade física e da qualidade dos produtos transportados se mantém inalterada, sendo que isso possibilita a efetivação das entregas sem custos de retorno operacional e/ou danos e descongelamentos dos produtos ao longo da rota de entrega, reduzindo especialmente o efeito da condensação durante a abertura e o fechamento das portas.
Com as carrocerias frigoríficas da HC você tem um equipamento que alia tecnologia alemã a funcionalidades que são pensadas para atender o seu segmento. Carrocerias personalizadas para o seu negócio, considerando todas as medidas de segurança e eficiência no transporte, evitando os principais riscos e, além disso, garantindo a qualidade até o destino final.
Este conteúdo foi útil pra você? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de todas as notícias e novidades! E se você tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre as carrocerias HC, nossa equipe está à disposição!