Definitivamente não. Refrigeração consiste em reduzir e manter a temperatura dos alimentos acima do seu ponto de congelamento. Ou seja, algo entre 8 °C e -1 °C. Na refrigeração a água permanece líquida e os alimentos se mantêm em boas condições por até cinco dias.
Já no congelamento a temperatura é reduzida abaixo do ponto de congelamento dos alimentos. Eles podem ser congelados e mantidos a -18ºC por até seis meses. Isso é importante porque permite a aquisição de produtos fora da época de safra, por exemplo.
No Brasil a responsabilidade de criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades de transporte de alimentos é da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A agência também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.
As normas e regulamentos da ANVISA são conhecidas por meio da publicação de RDCs, cuja sigla significa Resolução de Diretoria Colegiada. Uma delas, bem conhecida no setor de transporte de alimentos, é a RDC 216. Ela dispõe a respeito dos cuidados para exposição, armazenamento, transporte e venda de alimentos crus, cozidos e resfriados. O link para conhece-la é esse aqui: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2004/res0216_15_09_2004.html.
Além de conhecer e cumprir as normais oficiais é importante ter procedimentos para tornar a operação mais segura e eficiente.
A seguir quatro dicas:
1. Conheça onde será efetivamente transportada a carga
As áreas destinadas a armazenagem dos produtos, como os baús e caçambas refrigeradas por exemplo, devem ter superfícies lisas, resistentes e livres da presença de produtos tóxicos. Para melhor armazenar os produtos e limpar o local é fundamental ter, conforme a aplicação, prateleiras, gancheiras e caixas resfriadas.
2. Veja se o termômetro está funcionando
Não se embarca um tomate sem antes checar se o termômetro do equipamento de refrigeração está em perfeitas condições de uso.
3. Tenha protocolo rigoroso de higienização
Sempre que o veículo voltar de uma operação, a área de armazenamento deve ser higienizada. Incorpore essa rotina com processos rígidos de limpeza, conscientizando seus colaboradores da importância do transporte responsável de alimentos.
4. Ative o pré-resfriamento
Uma vez garantido que a área de carga foi higienizada ative o pré-resfriamento. Isso permite que o sistema atinja a temperatura ideal para transporte da carga antes dela ser trazida para bordo.