“Onde abastecer meu caminhão elétrico?” é a pergunta que surge toda vez que o assunto caminhão elétrico surge. Mesmo quem nem é do ramo logístico aponta essa questão como o grande problema para se operar o veículo. Pois bem, não é mais.
O aplicativo Waze mapeou diversos postos de abastecimento de veículos elétricos por todo o Brasil. Aqui nesse link - https://penaestrada.com.br/recarga-para-caminhoes-eletricos-projeto-obriga-e-aplicativo-ajuda-a-achar/ - você sabe mais. A informação saiu publicada no portal “Pé na Estrada”, do Pedro Trucão que entende e acompanha o mercado de logística na estrada e fora dela desde o tempo em que ainda nem se pensava na tecnologia de eletrificação.
E nunca é bom esquecer que na logística de transporte de produtos congelados e refrigerados energia elétrica é fundamental. A composição do transporte seguro e eficiente reúne o implemento rodoviário adequado e moderno, o equipamento de refrigeração capaz de manter a temperatura no melhor nível de preservação da carga e garantia de fornecimento de energia para abastecer o veículo.
Assim, ter conhecimento de onde abastecer o veículo elétrico é fundamental na operação logística. Permite viabilizar o uso de uma frota mais verde e participar do esforço global de descarbonização. O que, inclusive, é bom para os negócios.
Operar com veículos sustentáveis melhora o perfil do transportador perante os clientes mais exigentes e de maior porte. Isso porque são empresas preocupadas com certificação verde e aplicação dos conceitos ESG (governança ambiental, social e corporativa, do inglês Environmental, social, and corporate Governance). E não raro, são companhias que passam a exigir o mesmo comportamento responsável de seus fornecedores.
Dessa forma, as empresas conseguem melhorar sua performance comercial, sem agredir o meio ambiente. E ainda participar do esforço global de descarbonização